sábado, 3 de abril de 2021

ALEX SILVA - Zagueiro do Cruzeiro em 2012

Crédito da Foto: Washington Alves/VIPCOMM

ALEX SILVA
Zagueiro. Alex Sandro da Silva (Amparo, SP, 10/3/1985). Emprestado pelo Flamengo, em 29/3/2012, até o final do ano. Estava afastado do plantel rubro-negro, desde janeiro, por  ter se recusado a viajar para a Bolívia, para a partida contra o Real Potosí, pela Libertadores. Alex reclamava de atrasos de salários e luvas a que tinha direito. Chegou a mover uma ação na Justiça do Trabalho, mas acabou fazendo um acordo com o Flamengo para retirar o processo e obter a liberação por empréstimo para outra equipe. Alex ganhava R$ 275 mil mensais no Flamengo e aceitou receber R$ 135 mil para atuar pelo Cruzeiro. Tinha vínculo com o Flamengo até 2014. 

Alex Silva, tinha 27 anos, e era irmão do zagueiro Luisão, que foi da base do Cruzeiro e Campeão Brasileiro de 2003. Havia muita expectativa em relação a Alex, que atendia pelo apelido de Pirulito, por ser alto e magro. Tinha experiência internacional, pois havia atuado no Rennes da França e no Hamburgo da Alemanha, além de ter passado pela Seleção Brasileira na conquista da Copa América de 2007. Alex também teve uma passagem vitoriosa pelo São Paulo, quando sagrou-se campeão brasileiro em 2006 e 2007.

No entanto, o zagueiro não teve tempo sequer de corresponder as expectativas que se criaram em torno dele. Pirulito sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, na partida de estreia pelo Campeonato Brasileiro, contra o Atlético Goianiense, que o afastou do futebol até o restante da temporada. Foi devolvido ao Flamengo em 21/11/2012. "Fico triste, não pelo fato da lesão, mas porque gostaria de ter contribuído um pouco mais. Mas, ao mesmo tempo, fico feliz por ter conhecido um grande Clube que é o Cruzeiro, por ter conhecido pessoas profissionais e competentes, coisas que você não encontra fácil em clubes de futebol. O Cruzeiro sempre foi correto comigo, sempre cumpriu com suas obrigações, e eu não tenho do que reclamar", lamentou.

Fora do Mineirão
Alex Silva atuou pelo Cruzeiro em momentos históricos do clube. O primeiro deles foi a ausência do time no Mineirão. O estádio estava em reforma desde 2010 para ser preparado para a Copa do Mundo no Brasil em 2014. Assim, o Cruzeiro passou a mandar as suas partidas na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), desde 2010, já que o estádio Independência, também estava em reforma. Em 25/4/2012, o estádio Independência, após dois anos e meio, foi reinaugurado e o Cruzeiro passou a mandar suas partidas no Horto. Alex Silva, no entanto, não disputou partida com a camisa do Cruzeiro no Horto, apenas na Arena do Jacaré.

Punições do STJD
Alex Silva também também participou do período em que o Cruzeiro sofreu pesadas punições do STJD. No clássico contra o Atlético, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, um torcedor atirou um rojão dentro do campo. Punido pelo STJD, o clube foi obrigado a disputar duas partidas a uma distância mínima de 150km de Belo Horizonte. Foram cumpridas na duas primeiras rodadas do Brasileiro de 2012. Alex Silva participou da primeira partida contra o Atlético-GO, no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), pela 1a rodada, quando sofreu a lesão que o afastou das atividades até o restante da temporada.

Todas as partidas de Alex Silva pelo Cruzeiro (pela ordem):
02/05/2012 - 0 x 1 Athletico-PR - Copa do Brasil - Vila Capanema (Curitiba, PR)*
09/05/2012 - 1 x 2 Athletico-PR - Copa do Brasil - Arena do Jacaré (Sete Lagoas, MG)*
20/05/2012 - 0 x 0 Atlético-GO - Campeonato Brasileiro - Parque do Sabiá (Uberlândia, MG)*
Obs: em asterisco as partidas como titular

Nenhum comentário:

Postar um comentário