Lateral esquerdo. Adán Machado Dávila (Montevideu, Uruguai, 05/02/1955). Veio do Fênix do Uruguai, em novembro de 1981, na reta final do Campeonato Mineiro. Adán Machado participou de um momento histórico na vida do Cruzeiro. Integrou o time que disputou o Campeonato Mineiro de 1981, que ficou conhecido como "Legião Estrangeira". Naquele Campeonato Estadual, o Cruzeiro rompeu uma tradição de 60 anos. Pela primeira vez, o time do Cruzeiro foi formado, em sua maioria, por atletas de outros estados.
Veio para ser o reserva de Cláudio Mineiro no hexagonal final do Campeonato Mineiro e participou das duas últimas partidas, quando o time não tinha mais chances de chegar ao título estadual. Foi escalado como titular no clássico da última rodada, contra o Atlético, em que o Cruzeiro teve três atletas expulsos.
Tempos de Bendelack e Toby
A frase "o time está tuim ruim, como o dos tempos de Bendelack e Toby" passou a ser uma referência de time medíocre para a geração de torcedores cruzeirenses que vivenciaram a campanha desastrosa no Campeonato Brasileiro de 1982. A frase permaneceu entre os torcedores cruzeirenses até meados da década de 1990. O time formado pela diretoria para a disputa daquele Brasileirão contou com as contratações do atacante Bendelack e do armador Toby - que eram desconhecidos e atendiam por apelidos diferentes. A campanha foi um vexame histórico. O primeiro vexame aconteceu com Adán em campo. Após a saída de Cláudio Mineiro, devolvido do empréstimo ao Internacional, esperava-se que Adán Machado fosse o titular do time no Campeonato Brasileiro de 1982. O técnico Didi o escalou na partida de estreia contra o Bangu em que o Cruzeiro saiu derrotado por 3-0. No entanto, Didi deixou o clube após a partida ao aceitar ser o técnico da Seleção de Novos do Equador. Nos treinos que antecederam a segunda rodada, contra o Bahia, Adán soube que iria para a reserva. Inconformado, discutiu acirradamente com o auxiliar técnico Cento e Nove no treino na Toca da Raposa. Foi afastado dos treinos e teve o seu contrato suspenso pelo diretor Nicola Granata em 20/1/1982.
Classificação na repescagem
Na primeira fase, o time sofreu outras goleadas para Mixto, Bahia e Operário (MS) e quase foi eliminado. Para se classificar para a segunda fase teve que disputar uma partida (de repescagem) contra a Desportiva (ES). Nesta partida, Adán recebeu uma nova chance e foi escalado pelo técnico Brito. O time venceu por 1-0, com gol do zagueiro Abel e se classificou.
Eliminação para a Anapolina e fim da Legião Estrangeira
Na segunda fase, o Cruzeiro foi eliminado após sofrer duas derrotas para a Anapolina, sendo a segunda, em pleno Mineirão. Após a partida, a diretoria comunicou a dispensa do técnico Brito e a contratação do experiente Yustrich para substituí-lo. Ainda restava a última partida contra o Fluminense e o lateral direito Nelinho se recusou a continuar no clube após a contratação de Yustrich. Ambos haviam se desentendido na última passagem do técnico pelo Cruzeiro em 1977. Em crise e já eliminado, o time se despediu do Brasileirão sofrendo uma goleada por 4-0 para o Fluminense, no Maracanã. Após o Brasileirão, uma crise politica se instalou no clube. Conselheiros exigiram a renúncia do presidente Felício Brandi e até um impeachment foi proposto em 5 de maio. Vários atletas do elenco que disputou o Campeonato Brasileiro de 1982 e que formaram a "Legião Estrangeira" no Campeonato Mineiro de 1981, foram dispensados. Adán foi um deles. Ele retornou ao Uruguai. Apesar do fracasso da Legião Estrangeira, o Cruzeiro continuou a formar equipes com maioria formada por atletas de outros estados e países.
Todas as partidas de Adán Machado pelo Cruzeiro (pela ordem):
25/11/1981 - 3 x 0 Caldense - Campeonato Mineiro - Ronaldão (Poços de Caldas, MG)
29/11/1981 - 0 x 2 Atlético - Campeonato Mineiro - Mineirão*
17/01/1982 - 0 x 3 Bangu - Campeonato Brasileiro - Moça Bonita (Rio de Janeiro)*
24/02/1982 - 1 x 0 Desportiva - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
Obs: em asterisco as partidas como titular
Campeonato Brasileiro - 1982 - 2 partidas
Campeonato Mineiro - 1981 - 2 partidas
Total: 4 partidas oficiais
Nenhum comentário:
Postar um comentário