quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

ARAÚJO - atacante do Cruzeiro Campeão Mineiro de 2006


ARAÚJO
. Atacante. Clemerson Araújo Soares (Caruaru, PE, 08/08/1977). Disputou 39 partidas oficiais e marcou 19 gols entre 2006/07. Campeão Mineiro de 2006. Goleador máximo do Campeonato Mineiro de 2007 com 11 gols. 

O atacante Araújo veio do Gambá Osaka, do Japão, em janeiro de 2006 e custou US$ 800 mil. 

Título mineiro com finalíssima no interior
Araújo participou de um momento histórico do Cruzeiro e do Campeonato Mineiro em 2006. Naquele ano, o Ipatinga tentava o bicampeonato e classificou-se para a final contra o Cruzeiro. Foi a revanche de 2005 em que o Ipatinga ganhou o título na finalíssima contra o Cruzeiro, no Mineirão. Neste ano, as coisas se inverteram. Foi o Ipatinga quem realizou a melhor campanha na primeira fase e, portanto, adquiriu o direito de fazer a segunda partida no estádio Lamegão, em Ipatinga. A primeira partida terminou 1-1 no Mineirão, em 29/3. Na partida de volta, o Cruzeiro venceu por 1-0, no Lamegão. Foi o primeiro título estadual decidido numa finalíssima no interior do estado. Araújo participou apenas das quatro primeiras partidas da campanha. Ele sofreu uma grave lesão no joelho direito, em 8/2/2006, na partida contra o Villa Nova, no Horto. A recuperação da cirurgia o afastou por 10 meses do futebol. Retornou em 3/12/2006, no Mineirão, contra o Botafogo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

No Estadual de 2007: artilharia, vexame na final e crise
Araújo foi o titular absoluto do time durante toda a campanha do Estadual e da Copa do Brasil e teve Rômulo, Nenê e Guilherme como parceiros na dupla de ataque. Marcou 11 gols nas 14 partidas que disputou e se consagrou como o goleador máximo do Estadual. O Cruzeiro chegou até a final contra o Atlético, mas acabou sofrendo um vexame histórico na primeira partida da decisão. Sofreu uma goleada (4-0) com o goleiro Fábio sofrendo um dos gols mais bisonhos da história do futebol, quando caminhava de costas na área e não viu o atacante atleticano se aproximar com a bola e mandar para o gol sem dificuldade. Uma crise se instalou na equipe após a goleada. O goleiro Fábio e o meia Fellype Gabriel foram afastados e o técnico Paulo Autuori deixou o clube. Na segunda partida, o time foi comandado pelo auxiliar técnico Emerson Ávila e conseguiu um resultado de 2-0 no primeiro tempo, mas um erro de arbitragem e a expulsão do zagueiro Luizão dificultaram a busca do resultado de 4 gols e o título acabou ficando com o Atlético.

Vaga na Libertadores e Retorno Financeiro
O técnico Dorival Júnior foi contratado e Araújo passou a ter o experiente Roni como seu parceiro de ataque. A diretoria do Cruzeiro não tinha boas expectativas para o time no Campeonato Brasileiro. O técnico Dorival Júnior foi contratado para evitar o rebaixamento para a Série B. No entanto, o time surpreendeu e terminou o Brasileirão na 5a colocação. A Conmebol havia reservado 5 vagas para os times brasileiros na Libertadores de 2008. A CBF determinou que uma delas seria a do campeão da Copa do Brasil e as outras dos quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Como o Fluminense havia sido o campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro ficou com a 5a vaga. Araújo participou da campanha até a 14a rodada. Marcou 5 gols em 14 partidas. Em 1/8/2007 foi negociado ao Al Gharafa do Catar por US$ 3,4 milhões. Araújo deu um bom retorno financeiro ao clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário