segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

IRANILDO - ponta direita reserva do Cruzeiro Campeão Mineiro de 1960


IRANILDO
. Ponta direita. Iranildo Gomes Ferreira (Cabedelo, PB, 12/9/1935). Disputou 20 partidas oficiais e marcou 2 gols entre 1959/60, além de 32 amistosos em que marcou 1 gol. Campeão Mineiro de 1960.
Era apelidado pela torcida de Garrinchinha. Veio dos aspirantes da Portuguesa Carioca em 1959. Teve passagem pela Seleção amadora de Brasília. 
Assim que chegou ganhou a posição de titular no decorrer da disputa do segundo turno do Campeonato Mineiro de 1958 que atravessou o ano de 1959. No entanto, com o retorno de Raimundinho ao time, perdeu a titularidade a partir da disputa do Torneio Eliminatório - competição disputada pelos 17 times da Primeira Divisão que apontou os 11 participantes do Campeonato Mineiro de 1959.
Em dezembro de 1959, como parte de uma política de redução de plantel, Iranildo integrou uma lista de atletas dispensados. Seu contrato somente seria renovado caso aceitasse reduzir o salário. 
Retornou ao time no final de abril de 1960 e foi aproveitado em amistosos e na Copa Belo Horizonte - competição disputada por equipes da capital que disputavam o Estadual. Participou de 5 partidas da campanha do título estadual de 1960. Sem chances no time aceitou a proposta de empréstimo ao Deportivo Hespanhol da Venezuela, em fevereiro de 1961, junto com o zagueiro Benito Fantoni. 

Fez história na Venezuela
Fez história no futebol daquele país. Quando passou pelo Deportivo Itália integrou o primeiro time venezuelano a disputar uma Libertadores em 1964. Nesta equipe jogou ao lado de outros ex-cruzeirenses como Nelsinho, Jayme e Mirim. Mais do que isso, Iranildo e Jaime marcaram os gols da vitória (2-1) sobre o Bahia que classificou os venezuelanos para o Grupo C. Foi a primeira vitória de um time venezuelano na competição. 

Um comentário:

  1. Legal que tenha retomado as postagens! Só para completar a ficha do Iranildo, a data de nascimento dele é 12/9/1935 (o cálculo do ano de nascimento pela idade na época pode gerar uma distorção de um ano a mais ou a menos, de acordo com o aniversário). Abs

    ResponderExcluir