sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

JONILSON - meiocampista do Cruzeiro Campeão Mineiro de 2006


JONILSON
. Volante. Jonilson Clovis Nascimento Breves (Pinheiral, RJ, 28/11/1975). Disputou 28 partidas oficiais em 2006. Campeão Mineiro de 2006.

No final de 2005 entrou na justiça com o Botafogo por conta de salários atrasados. Recebeu a autorização do Tribunal Regional do Trabalho para acertar sua transferência para o Cruzeiro em janeiro de 2006. 

Título mineiro de 2006 com finalíssima no interior
Jonilson participou de um momento histórico do Cruzeiro e também do Campeonato Mineiro em 2006. Naquele ano, o Ipatinga tentava o bicampeonato e classificou-se para a final contra o Cruzeiro. Foi a revanche de 2005 em que o Ipatinga ganhou o título na finalíssima contra o Cruzeiro, no Mineirão. Neste ano, as coisas se inverteram. Foi o Ipatinga quem realizou a melhor campanha na primeira fase e, portanto, adquiriu o direito de fazer a segunda partida no estádio Lamegão, em Ipatinga. A primeira partida terminou 1-1 no Mineirão, em 29/3, e Jonilson não atuou. Na partida de volta, o Cruzeiro venceu por 1-0, no Lamegão. Jonilson substituiu Wagner no decorrer da partida. O Cruzeiro venceu o primeiro título estadual numa finalíssima no interior do estado. 

Outra eliminação do rival
Durante a campanha do Estadual de 2006, o Cruzeiro eliminou o  Atlético na semifinal. Jonilson atuou na primeira partida que terminou empatada em 2-2, em 19/3, mas não foi escalado na segunda partida em que o  Cruzeiro venceu por 2-0. Foi a quarta eliminação consecutiva que o Cruzeiro impôs ao rival em semifinais: Copa Sul Minas 2001 e 2002 e Campeonato Mineiro 2005 e 2006.

Eliminação na Copa do Brasil e saída durante o Brasileiro
Na campanha da Copa do Brasil, Jonilson participou apenas da vitória sobre o Nacional (AM) na primeira fase e da derrota (1-0) para o Fluminense, pelas quartas de final, que eliminou o time da Copa do Brasil. Já no Brasileirão, o Cruzeiro chegou a ser o líder do Campeonato, até a 11a rodada, mas caiu de rendimento ao longo da disputa. Jonilson que se mantinha como titular, sofreu uma lesão na derrota (3-2) para o Fluminense, pela 16a rodada, quando o time completou 5 partidas sem vitórias e despencou na tabela de classificação. Retornou ao time, em novembro, quando entrou no decorrer da partida contra o Vasco.  

Retorno Financeiro
Em 22/12/2006 teve a metade dos direitos econômicos negociados ao empresário Leo Rabello por US$ 400 mil (R$ 880 mil) e se transferiu para o Vengalta Sandai do Japão. Assim, Jonilson deu um bom retorno financeiro ao clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário