terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

LUIZÃO - Zagueiro do Cruzeiro Campeão Mineiro de 2006


LUIZÃO
. Zagueiro. Luiz Carlos Nascimento Júnior (Vargem Alta, ES, 3/1/1987). Disputou 39 partidas oficiais e marcou 3 gols entre 2006/07 e 2009. Campeão Mineiro de 2006. 

Surgiu nas categorias de base do Cruzeiro em 2004. Foi convocado para a Seleção Brasileira Sub 17 em 2004 e sub18 em 19/7/2005. Convocado junto com Thiago Heleno para a Seleção Sub 20 em 2006.

Pequena participação no título estadual de 2006
Sua primeira oportunidade no time profissional foi na derrota (0-1) para o Boa, em Ituiutaba, em 5/3/2006. Esta foi a única participação de Luizão na campanha do título estadual. Entrou no decorrer da partida substituindo o atacante Francismar.

Titularidade na Copa do Brasil
Luizão tornou-se titular a partir das oitavas de final da Copa do Brasil. Passou a fazer a dupla de zaga com o capitão Edu Dracena. O time caiu nas quartas-de-final para o Fluminense. O Campeonato Brasileiro de 2006 sofreu uma paralisação de um mês, a partir da 10a rodada, por causa da Copa do Mundo. O Cruzeiro entrou nesse recesso na liderança do Campeonato Brasileiro. Na volta do recesso, Thiago Heleno retomou a posição e Luizão foi para a reserva. O time ficou 8 partidas sem vencer, despencou na tabela de classificação e teve uma campanha irregular até o fim do Campeonato. Luizão ainda entrou como titular em outras partidas.

No Estadual de 2007: vexame na final e expulsão no clássico
No ano seguinte, mesmo com o retorno de Gladstone ao clube e a contratação de André Luiz, Luizão conseguiu manter-se na posição de titular. O Cruzeiro chegou até a final do Campeonato Mineiro contra o Atlético, mas acabou sofrendo um vexame histórico na primeira partida da decisão. Sofreu uma goleada (4-0) com o goleiro Fábio sofrendo um dos gols mais bisonhos da história do futebol, quando caminhava de costas na área e não viu o atacante atleticano se aproximar com a bola e mandar para o gol sem dificuldade. Uma crise se instalou na equipe após a goleada. O goleiro Fábio e o meia Fellype Gabriel foram afastados e o técnico Paulo Autuori deixou o clube. Na segunda partida, o time foi comandado pelo auxiliar técnico Emerson Ávila e conseguiu um resultado de 2-0 no primeiro tempo. Luisão tornou-se o protagonista do lance que decidiu a partida e o título. Foi expulso no último minuto do primeiro tempo. Com um atleta a menos, o time conseguiu manter a vitória por 2-0, mas que não era o resultado suficiente de 4 gols de diferença que precisava para ficar com o título.

Seleção de base e retorno financeiro
Após a disputa do Estadual, Luizão foi convocado junto com Guilherme para os treinos preparativos para o Mundial Sub 20 em 27/4/2007. Disputou o Mundial Sub 20 em junho. Assim que retornou, foi negociado a empresários ligados ao Locarno da Suíça, em 20/7/2007, por 2 milhões de euros. O representante do atleta, Daniel Pereira, o emprestou ao Vasco até o final do Campeonato Brasileiro. Luizão tentava comprovar descendência italiana para obter dupla nacionalidade e obter passaporte comunitário. Assim pretendiam transferi-lo em janeiro  de 2008, na nova janela de transferências no mercado europeu.

Retorno ao Cruzeiro e lesão
Luizão retornou ao Cruzeiro por empréstimo gratuito do Locarno da Sùiça em 26/8/2009, após uma temporada pelo Bunyodkor, do Usbequistão, onde também estava o técnico Luiz Felipe Scolari. Veio disputar posição com Gil, Gustavo, Léo Fortunato, Leonardo Silva e Thiago Heleno. Disputou apenas uma partida contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. Em agosto sofreu uma fratura por estresse na tíbia da perna direita. O contrato de empréstimo iria até julho de 2010, mas foi prorrogado até dezembro para que ele se recuperasse no Centro Avançado de Reabilitação Esportiva-CARE do clube. Já recuperado foi emprestado ao Bahia, em 21/9/2010, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro e participou da campanha do acesso a serie A. Em dezembro, teve o contrato rescindo com o Cruzeiro e renovou com o Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário