sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

RENATINHO - atacante reserva do Cruzeiro Campeão Mineiro de 1992 e 1994


RENATINHO. Renato Rosemberg Carvalho (Belo Horizonte, MG, 20/1/1974;+). Disputou duas partidas oficiais em 1992 e 1994. Campeão Mineiro de 1992 e 1994.
Era o primogênito da família Garcia. Todos atuaram na base do Cruzeiro no início dos anos 90: Reynaldo Rosemberg (Dé), o capitão da base da seleção brasileira Garcias Júnior (Gú) e o atacante Claudinho. Renatinho veio para o Cruzeiro, ainda na categoria mirim, sob o comando do técnico Lincoln Alves. 
No Campeonato Mineiro de 1992 com a decisão do técnico Jair Pereira de utilizar um time misto de reservas e atletas do Sub 20 para poupar os titulares para as partidas pela Supercopa, Renatinho foi utilizado na partida contra o Rio Branco pela semifinal. Desta forma participou da campanha do título invicto. 
A segunda oportunidade no time profissional foi quando um time misto de reservas e de atletas do Sub20 foi formado para enfrentar o Democrata,  em Governador Valadares, pela última rodada do Campeonato Estadual de 1994, em 22/5. Os titulares e os principais reservas disputaram no mesmo dia, no Rio de Janeiro, um amistoso contra o Vasco comemorativo ao título carioca que contou com uma solenidade de entrega das faixas de campeão estadual aos atletas vascaínos. A partida contra o Democrata terminou empatada sem gols. O Cruzeiro já havia conquistado o título estadual há três rodadas e o empate contra o Democrata garantiu a invencibilidade na campanha do título. 
Foi emprestado ao Athletico-PR, em março de 1995, junto com o atacante Edenilson Pateta, até o fim do ano. Ambos rescindiram contrato com o Athletico, em setembro. Há uma informação de que ele foi emprestado ao Villa Nova, em seguida, até o final do ano.
Foi emprestado ao Mamoré em 1996 para a disputa do Campeonato Mineiro. Naquele estadual, o Cruzeiro havia firmado uma parceria com o Mamoré e emprestou parte dos reservas e dos atletas do Sub20, além de uma comissão técnica, para o time de Patos de Minas na disputa do Campeonato Mineiro. A última parceria feita com um clube do interior para a disputa do Estadual havia ocorrido em 1970 com o Atlético Três Corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário