TÔTO. Centroavante. Sandro Guido Schmidt (Jaraguá do Sul, SC, 26/8/1968). Disputou 30 partidas oficiais e marcou 13 gols, entre 1992/93. Campeão da Supercopa 1992, da Copa do Brasil de 1993 e Mineiro de 1992. Artilheiro do Campeonato Mineiro de 1992 com 12 gols.
Foi artilheiro do Campeonato Catarinense da 2a divisão de 1990 e da 1a divisão de 1991 com 19 gols. Foi emprestado pelo empresário Léo Rabello ao Flamengo e integrou o time Campeão Brasileiro de 1992. Sem chances no Flamengo, foi emprestado ao Cruzeiro, em 22/7/1992. O Cruzeiro cedeu o zagueiro Paulão na negociação.
Por causa da decisão do técnico Jair Pereira de utilizar um time misto de reservas e atletas do Sub 20 para poupar os titulares para as partidas pela Supercopa, Tôto participou da partida das partidas da campanha do título estadual invicto iniciando como titular em quase todas elas. Tornou-se o goledor máximo do estadual com 12 gols com direito a dois hat-tricks contra o Uberlândia e o Democrata de Sete Lagoas. No entanto, ficou de fora da final contra o América em que o titular Renato Gaúcho foi o destaque com 4 gols marcados nas duas vitorias do Cruzeiro.
Tôto também participou da campanha do título da Supercopa. Substituiu Renato Gaúcho, que deixou o campo lesionado, no decorrer da partida, pela semifinal, contra o Olimpia, no Mineirão.
Com a saída de Renato Gaúcho em dezembro esperava-se que Tôto se firmasse na posição de titular, mas acabou ficando na reserva de Cleison e foi aproveitado em algumas partidas do Estadual e da campanha do título da Copa do Brasil de 1993. O titular Cleison, inclusive, se destacou marcando o gol do título na decisão contra o Grêmio.
Com a saída do atacante Cleison, negociado ao futebol português, a vaga de titular deveria ser de Tôto que era o reserva imediato, mas numa excursão a Portugal, o talentoso centroavante Ronaldo, ainda com 16 anos, foi integrado ao plantel profissional. Contra o Benfica, Ronaldo substituiu Tôto no intervalo e, segundo o próprio Tôto, acabou com a partida. No amistoso seguinte, contra o Belenenses, Ronaldo começou como titular. Pelo mesmo motivo que deixou Flamengo preferiu buscar espaço em outro clube. Foi emprestado ao Paraná, em 30/8/1993, para a disputa do Campeonato Brasileiro. Mal jogou e sofreu uma lesão que o afastou do futebol até o final do ano. Emprestado ao Figueirense em 1995. Emprestado ao Figueirense em 1996, mas foi dispensado em setembro. Encerrou a carreira muito jovem, aos 32 anos, no Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário