terça-feira, 21 de março de 2023

JARDEL - volante reserva do Cruzeiro Campeão Brasileiro de 2003

Crédito da foto: Juha Tamminen

JARDEL. Volante. Jardel Pereira de Sousa (Araguaína, TO, 27/1/1983). Disputou 49 partidas oficiais e marcou 1 gol entre 2003/07. Campeão Brasileiro 2003, Campeão da Copa do Brasil 2003, Campeão Mineiro 2004.

Duplo campeão nacional
Veio do União Tocantinense para o Sub 17 do Cruzeiro em 1999. Na base do Cruzeiro foi campeão mineiro sub 17 em 2000 e sub 20 de 2001, além do título da Copa BH Sub 20 de 2001. Foi lançado no time profissional já na fase semifinal da campanha do título invicto da Copa do Brasil de 2003. Ele entrou no decorrer das partidas contra o Goiás. Na primeira partida da final contra o Flamengo, no Maracanã, entrou no decorrer do segundo tempo substituindo Marcio. Já na segunda partida, ele foi titular. Jardel também foi aproveitado em algumas partidas da campanha do título do Campeonato Brasileiro. Em 2003, o Cruzeiro foi o primeiro time do Brasil a ser duplo campeão nacional - venceu o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil do mesmo ano.

Seleção Brasileira e Jogos Panamericanos
As boas atuações de Jardel rendeu a convocação para a Seleção Brasileira Sub 23. Em agosto, ele disputou os Jogos Panamericanos sendo vice-campeão. Em novembro, ele disputou o Campeonato Mundial Sub 20 sagrando-se campeão.

Campeão Mineiro, titularidade e mudança de posição
Jardel foi reserva durante o Campeonato Mineiro de 2004, porém disputou as partidas mais importantes da campanha do título. Ele foi titular na goleada 4-1 sobre o América na segunda partida da semifinal e disputou as duas partidas da final contra o Atlético, sendo titular na segunda partida. Após a eliminação na Libertadores, o técnico Paulo César Gusmão foi demitido sendo substituído por Leão. O novo treinador escalou Jardel como titular do meio de campo ao lado de Maldonado, Wendel e Martinez a partir da 7a rodada do Campeonato Brasileiro. Em sua primeira oportunidade contra o São Paulo, Jardel marcou em cobrança de falta o primeiro gol da vitória por 2-1 no Mineirão. Durou na posição até a derrota por 0-3 para o Coritiba, no Mineirão, pela 12a rodada. A partir daí, voltou para a reserva. No entanto, teve nova oportunidade na equipe titular mas, desta vez, como ala direito, em duas partidas. Não teve sequência na nova posição, pois o técnico Leão foi sabotado por parte de alguns atletas. Com a chegada de outros técnicos (Ney Franco e Marco Aurélio) Jardel foi para a reserva e foi aproveitado em apenas algumas partidas.

Eliminação do rival no Campeonato Mineiro
Jardel foi reserva durante a disputa do Campeonato Mineiro de 2005, mas acabou sendo o titular na semifinal contra o Atlético e vivenciou uma marca históricos do clássico. O Cruzeiro eliminou o Atlético ao vencer a primeira partida por 1-0, em 26/3, e empatar a segunda partida em 0-0, em 3/4. Foi a terceira eliminação consecutiva que o Cruzeiro impôs ao rival em semifinais: Copa Sul Minas 2001 e 2002 e Campeonato Mineiro 2005. 

Título perdido para filial e eliminação surpreendente na Copa do Brasil
O Cruzeiro perdeu a final do Estadual para o Ipatinga que, naquele ano, teve o time formado por atletas emprestados pelo Cruzeiro e chamado de filial do clube. Após a perda do título estadual e da eliminação da Copa do Brasil, Jardel ficou fora dos planos do técnico Levir Culpi e foi emprestado ao Juventude, em 8/6/2005, como parte da negociação do atacante Lopes, que foi cedido ao Cruzeiro em março.

Futebol português
Em 20/1/2006, Jardel foi emprestado ao Marítimo de Portugal para substituir o meia Walter, que não havia se adaptado ao futebol português e havia retornado ao Brasil. O Marítimo pagou 270 mil euros por 40% de seus direitos econômicos. Em 2007, Jardel retornou ao Cruzeiro e disputou o clássico mais emocionante contra o Atlético pelo Campeonato Brasileiro. Após começar vencendo a partida por 2-0, o Cruzeiro sofreu a virada para 3-2 e, em seguida, virou novamente o placar para 4-3. Após esta partida, Jardel foi apenas aproveitado na partida contra o Náutico. No final do ano, Jardel acertou o seu retorno a Portugal e se transferiu para o Estrela Amadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário