quinta-feira, 7 de março de 2024

GILMAR - lateral esquerdo reserva do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de 1982

O zagueiro Eugênio, o ponta esquerda Edu Lima, o goleiro Gomes e o lateral direito Gilmar
Credito da foto: Gladstone Campos

GILMAR
Lateral direito e esquerdo. Gilmar Gonçalves Barbosa (MG, 9/1/1963). 

Tempos de Bendelack e Toby
Gilmar surgiu no juvenil do Cruzeiro onde foi Campeão Mineiro da categoria em 1978. Sua primeira chance no time profissional foi durante a disputa do Campeonato Brasileiro de 1982 de onde se originou a expressão "o time está tuim ruim, como o dos tempos de Bendelack e Toby". Era uma referência de time medíocre criada pela geração de torcedores cruzeirenses que vivenciaram a campanha desastrosa daquele Campeonato Brasileiro. A frase permaneceu entre os torcedores cruzeirenses até meados da década de 1990. O time formado pela diretoria para a disputa daquele Brasileirão contou com as contratações do atacante Bendelack e do armador Toby - que eram desconhecidos e atendiam por apelidos diferentes. A campanha foi um vexame histórico. A lateral esquerda foi um dos problemas crônicos da equipe, desde o início do Campeonato Brasileiro. Vários atletas (Adán Machado, Coronel, Carioca e Serginho) foram testados na posição e nenhum agradou ao técnico Brito. Gilmar foi um deles e foi aproveitado, durante a partida contra o Bangu, pela última rodada, da primeira fase. Ele substituiu Serginho no decorrer da partida, em que o Cruzeiro saiu derrotado por 2-1 no Mineirão. 

Classificação na repescagem
Após a partida de estreia Gilmar retornou a reserva. Na primeira fase, o time sofreu goleadas históricas para Bangu, Mixto, Bahia e Operário (MS) e quase foi eliminado. Para se classificar para a segunda fase teve que disputar uma partida (de repescagem) contra a Desportiva (ES). O time venceu por 1-0, com gol do zagueiro Abel e se classificou.

Substituto de Nelinho
Na segunda fase, Gilmar entrou como titular no empate em 2-2 contra o Fluminense. O Cruzeiro foi eliminado após sofrer duas derrotas para a Anapolina, sendo a segunda, em pleno Mineirão. Após a partida, a diretoria comunicou a dispensa do técnico Brito e a contratação do experiente Yustrich para substituí-lo. Ainda restava a última partida contra o Fluminense e o lateral direito Nelinho se recusou a continuar no clube após a contratação de Yustrich. Ambos haviam se desentendido na última passagem do técnico pelo Cruzeiro em 1977. Em crise e já eliminado, o time se despediu do Brasileirão sofrendo uma goleada por 4-0 para o Fluminense, no Maracanã. Gilmar foi o lateral escalado para substituir Nelinho nesta partida. Após o Brasileirão, uma crise politica se instalou no clube. Conselheiros exigiram a renúncia do presidente Felício Brandi e até um impeachment foi proposto em 5 de maio.

Substituto de Carioca
Gilmar ainda foi aproveitado no clássico pela Taça dos Campeões - torneio amistoso organizado pela CBF entre os clubes campeões brasileiros, quando 6 titulares desfalcaram a equipe. Ele substituiu Carioca que não pode atuar devido a uma lesão no pubis. Mesmo desfalcado o time arrancou um empate sem gols contra o Atlético. Gilmar voltou a ser utilizado na lateral esquerda na partida contra o Guarani de Divinópolis, na fase final, do Campeonato Mineiro de 1982 e, como lateral direito, contra o Náutico, na estreia do Campeonato Brasileiro de 1983. Há uma informação de que ele foi emprestado ao Democrata de Valadares em 1986 ou 1988 e a Desportiva (ES) em 1988.

Todas as partidas de Gilmar pelo Cruzeiro (pela ordem):
13/02/1982 - 2 x 1 Bangu - Campeonato Brasileiro - Mineirão
28/02/1982 - 2 x 2 Fluminense - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
24/03/1982 - 0 x 4 Fluminense - Campeonato Brasileiro - Maracanã (Rio de Janeiro)*
23/05/1982 - 0 x 0 Atlético - Taça dos Campeões - Mineirão*
12/11/1982 - 3 x 0 Sel. de Ipatinga - Amistoso - Lamegão (Ipatinga, MG)
21/11/1982 - 1 x 1 Guarani - Campeonato Mineiro - Farião (Divinópolis, MG)*
22/01/1983 - 3 x 1 Nautico - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
Obs: em asterisco as partidas como titular

Campeonato Brasileiro - 1982-83 - 4 partidas
Campeonato Mineiro - 1982 - 1 partida
Amistosos - 1982 - 2 partidas
Total: 5 partidas oficiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário