sábado, 9 de março de 2024

BENDELACK - atacante do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de 1982

BENDELACK
Ponta direita. Raimundo Augusto Cunha do Rosário (Parintins, PA, 19/8/1956) (Santarém, PA, 19/8/1955). Bendelack disputou a Libertadores de 1981 emprestado ao Wilstermann da Bolívia e foi um dos adversários do Flamengo na 2ª fase. O presidente do Cruzeiro, Carmine Furletti, assistiu a partida pela TV e viu Bendelack dar muito trabalho ao lateral esquerdo Júnior, da Seleção Brasileira. A partir daí surgiu o interesse em sua contratação. Em fevereiro de 1982, veio emprestado do Nacional, de Manaus, durante a disputa do Campeonato Brasileiro. Carlinhos Sabiá era o titular do Cruzeiro e havia sido eleito o craque-revelação e melhor ponta direita do futebol mineiro de 1981. O contrato de Carlinhos vencia em abril de 1982 e a contratação de Bendelack também serviu como um manobra para colocar Carlinhos na reserva. Assim, Carlinhos, em abril, discutiria os valores para a renovação do seu contrato como atleta reserva e desvalorizado. Assim que chegou, Bendelack foi escalado como titular pelo técnico Brito na reta final da primeira fase. Após 5 partidas foi para a reserva e Carlinhos assumiu a posição. 

Tempos de Bendelack e Toby
A frase "o time está tuim ruim, como o dos tempos de Bendelack e Toby" passou a ser uma referência de time medíocre para a geração de torcedores cruzeirenses que vivenciaram a campanha desastrosa no Campeonato Brasileiro de 1982. A frase permaneceu entre os torcedores cruzeirenses até meados da década de 1990. O time formado pela diretoria para a disputa daquele Brasileirão contou com as contratações do atacante Bendelack e do armador Toby - que eram desconhecidos e atendiam por apelidos diferentes. A campanha foi um vexame histórico. Muitos atletas contratados que formaram a Legião Estrangeira do Campeonato Mineiro de 1981 foram dispensados após a disputa, além dos contratados para o Brasileirão de 1982. Bendelack foi um deles e ele chegou ao Cruzeiro, justamente, acompanhado de Toby. 

Classificação na repescagem
Na primeira fase, o time sofreu goleadas históricas para Bangu, Mixto, Bahia e Operário (MS) e quase foi eliminado. Nem Bendelack e nem Toby haviam chegado ao clube e ambos não disputaram estas partidas. Ambos chegaram no momento de reação do time na reta final da primeira fase. Para se classificar para a segunda fase, o Cruzeiro teve que disputar uma partida (de repescagem) contra a Desportiva (ES). O time venceu por 1-0, com gol do zagueiro Abel e se classificou. Bendelack foi um dos titulares desta partida.

Eliminação para a Anapolina e fim da Legião Estrangeira
Na segunda fase, o Cruzeiro foi eliminado após sofrer duas derrotas para a Anapolina, sendo a segunda, em pleno Mineirão. Bendelack esteve em campo na primeira dessas duas derrotas. Após a segunda derrota para a Anapolina, a diretoria comunicou a dispensa do técnico Brito e a contratação do experiente Yustrich para substituí-lo. Ainda restava a última partida contra o Fluminense e o lateral direito Nelinho se recusou a continuar no clube após a contratação de Yustrich. Ambos haviam se desentendido na última passagem do técnico pelo Cruzeiro em 1977. Em crise e já eliminado, o time se despediu do Brasileirão sofrendo uma goleada por 4-0 para o Fluminense, no Maracanã. Bendelack entrou no decorrer dessa partida no lugar de Macedo. Após o Brasileirão, uma crise politica se instalou no clube. Conselheiros exigiram a renúncia do presidente Felício Brandi e até um impeachment foi proposto em 5 de maio. Bendelack cumpriu o contrato de empréstimo até o final e, após a disputa da Taça dos Campeões Brasileiros (torneio amistoso organizado pela CBF) foi devolvido ao Nacional. No entanto, tanto ele, quanto Toby, permaneceram na memória dos cruzeirenses durante muitos anos.

Todas as partidas de Bendelack pelo Cruzeiro (pela ordem):
09/02/1982 - 3 x 0 Mixto - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
13/02/1982 - 2 x 1 Bangu - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
24/02/1982 - 1 x 0 Desportiva - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
28/02/1982 - 2 x 2 Fluminense - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
20/03/1982 - 0 x 1 Anapolina - Campeonato Brasileiro - Mineirão
24/03/1982 - 0 x 4 Fluminense - Campeonato Brasileiro - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/05/1982 - 2 x 2 Atlético - Taça dos Campeões - Mineirão*
08/05/1982 - 1 x 1 Grêmio - Taça dos Campeões - Olímpico (Porto Alegre, RS)*
30/05/1982 - 1 x 2 Grêmio - Taça dos Campeões - Mineirão*
Obs: em asterisco as partidas como titular

Total: 6 partidas oficiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário