sábado, 9 de março de 2024

TOBY - meio-campista do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de 1982

TOBY
Meio-campista. Dorival Mateus Costa (Uraí, PR, 18/02/1962). Mede 1,70m e pesa 69kg. A origem do apelido surgiu em 1979 ainda nos tempos de Coritiba. Toby era chamado de Da Costa, mas o meia Aladim o apelidou de Toby, porque o achava parecido com o principal personagem da série Raízes, em 1979. Veio emprestado pelo Coritiba, de fevereiro a junho de 1982, e foi apresentado junto com Serginho e Bendelack. 

Tempos de Bendelack e Toby
A frase "o time está tuim ruim, como o dos tempos de Bendelack e Toby" passou a ser uma referência de time medíocre para a geração de torcedores cruzeirenses que vivenciaram a campanha desastrosa no Campeonato Brasileiro de 1982. A frase permaneceu entre os torcedores cruzeirenses até meados da década de 1990. O time formado pela diretoria para a disputa daquele Brasileirão contou com as contratações do atacante Bendelack e do armador Toby - que eram desconhecidos e atendiam por apelidos diferentes. A campanha foi um vexame histórico. Muitos atletas contratados que formaram a Legião Estrangeira do Campeonato Mineiro de 1981 foram dispensados após a disputa, além dos contratados para o Brasileirão de 1982. Toby foi um deles e ele chegou ao Cruzeiro, justamente, acompanhado de Bendelack. 

Classificação na repescagem
Na primeira fase, o time sofreu goleadas históricas para Bangu, Mixto, Bahia e Operário (MS) e quase foi eliminado. Nem Bendelack e nem Toby haviam chegado ao clube e ambos não disputaram estas partidas. Ambos chegaram no momento de reação do time na reta final da primeira fase. Para se classificar para a segunda fase, o Cruzeiro teve que disputar uma partida (de repescagem) contra a Desportiva (ES). O time venceu por 1-0, com gol do zagueiro Abel e se classificou. Toby foi um dos titulares desta partida.

Eliminação para a Anapolina e fim da Legião Estrangeira
Na segunda fase, o Cruzeiro foi eliminado após sofrer duas derrotas para a Anapolina, sendo a segunda, em pleno Mineirão. Toby esteve em campo em ambas. Após a segunda derrota para a Anapolina, a diretoria comunicou a dispensa do técnico Brito e a contratação do experiente Yustrich para substituí-lo. Ainda restava a última partida contra o Fluminense e o lateral direito Nelinho se recusou a continuar no clube após a contratação de Yustrich. Ambos haviam se desentendido na última passagem do técnico pelo Cruzeiro em 1977. Assim que Yustrich foi contratado para o lugar de Brito, um antigo desafeto seu, Toby errou uma finalização no primeiro treino dirigido pelo Homão (apelido de Yustrich) na Toca. “Quantos gols fez na carreira?”, perguntou. “Um”, respondeu Toby. Então Yustrich o mandou treinar chutes a gol “até aprender a ter condições de entrar no meu time”. Toby decidiu retornar ao Coritiba e não trabalhar com o treinador. No jogo seguinte, o Cruzeiro foi goleado (0-4) pelo Fluminense e eliminado do Campeonato Brasileiro. Após o Brasileirão, uma crise politica se instalou no clube. Conselheiros exigiram a renúncia do presidente Felício Brandi e até um impeachment foi proposto em 5 de maio. Toby e Bendelack, permaneceram na memória dos cruzeirenses durante muitos anos. Em 1985, Toby foi titular da campanha do título brasileiro do Coritiba.

Todas as partidas de Toby pelo Cruzeiro (pela ordem):
09/02/1982 - 3 x 0 Mixto - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
13/02/1982 - 2 x 1 Bangu - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
24/02/1982 - 1 x 0 Desportiva - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
28/02/1982 - 2 x 2 Fluminense - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
07/03/1982 - 1 x 0 Moto Club - Campeonato Brasileiro - Mineirão*
10/03/1982 - 0 x 1 Anapolina - Campeonato Brasileiro - Jonas Duarte (Anápolis, GO)*
14/03/1982 - 1 x 0 Moto Club - Campeonato Brasileiro - Nhozinho Santos (São Luís, MA)*
20/03/1982 - 0 x 1 Anapolina - Campeonato Brasileiro - Mineirão
Obs: em asterisco as partidas como titular

Total: 8 partidas oficiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário